Sejam bem vindos !!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

USHAS



Alguns hinos védicos são dedicados a Ushas. É ela quem traz a manhã, é a Deusa da Aurora. Ela é descrita como uma bela jovem vestida com roupas que mudam de cor, assim como a Aurora, e usa diversos ornamentos dourados. A beleza que apreciamos ao alvorecer é Ushas. Ela é a filha do Céu, irmã da noite e amiga dos Ashvins. Por vezes aparece como a esposa do Sol ou como amante de Agni.
Algumas estórias contam que todas as manhãs ela aparece no horizonte em sua carruagem puxada por sete vacas. O sol, encantado com a sua beleza, segue-a cruzando os céus em seu encalço. Ushas, em muitas passagens védicas é associada à luz que remove a escuridão e as criaturas perigosas da noite e traz a prosperidade. Simbolicamente a luz representa o conhecimento, que ilumina a mente, revelando suas belezas. As criaturas perigosas da noite representam os condicionamentos e o lado inconsciente da mente, que pode nos aprisionar e nos fazer agir de forma a prejudicar os demais. Geralmente esses aspectos da mente são associados a emoções que nos fazem agir mecanicamente, como a raiva, a inveja. É necessário jogar luz sobre essas emoções, jogar luz sobre a mente para melhor conhecê-la e aprender a lidar com ela e descobrir as suas belezas, as suas riquezas.

Ushas talvez seja a mais louvada deidade védica feminina. Os versos dedicados a ela são tão belos quanto o que ela representa, o amanhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário