Sejam bem vindos !!!

domingo, 27 de abril de 2014

Os Ancestrais





Falar sobre Ancestrais é algo que requer muito respeito e até mesmo responsabilidade. Eles são cultuados e honrados nas mais diversas Culturas e Tradições do mundo. Na religião celta (o Druidismo) eles detinham um papel fundamental dentro do culto e liturgia. Vemos claramente o papel dos Ancestrais em religiões como o Budismo, Hinduismo, práticas Xamânicas , e até mesmo na religião Católica. E na Bruxaria não poderia ser diferente.


Honrar os nossos ancestrais é não só, honrar o nosso passado, mas perceber muito do que se passa nas nossas vidas hoje em dia. É um trabalho que deve ser continuamente feito, permitindo aceder a uma sabedoria profunda e a uma possibilidade de real transformação que vai ter efeitos nas gerações futuras.


Os Ancestrais não podem ser divulgado abertamente. Conhecer Deusas e Deuses é ter acesso a energias que estão além da compreensão da ciência e que requerem um aprendizado cuidadoso.

Ancestrais que nos deram a vida, de um ventre ao outro, de mão em mão, de sopro em sopro sagrado, no entremear-se das almas através dos milênios sobre esta Terra. Os ancestrais são nossos predecessores e nossas próprias vidas passadas. 




Existem duas definições para os Ancestrais: Os Ancestrais consangüíneos, nossos antepassados de sangue (pais, avôs, bisavôs, etc), e os Ancestrais espirituais, ou seja, os Bruxos e Bruxas, Sacerdotes e Sacerdotisas que através dos tempos mantiveram e passaram o Conhecimento e Sabedoria das Artes Mágikas, Curas e Espiritualidade de nossas Tradições para que essas chegassem até nós. É claro que um Ancestral consangüíneo pode muito bem ser também um Ancestral espiritual (como no caso das Bruxas Hereditárias).


A conexão com nosso passado, com aqueles que vieram antes de nós, nos ajuda a encontrar força e sabedoria para caminhar no futuro. Nós somos os resultado de milhares de pessoas, que viveram, aprenderam, criaram, ensinaram. Eles tornaram possível nossa realidade, errando ou acertando. Eles honravam os que ja passavam por nossa Terra. O que eles fizeram no passado impactam as gerações presentes.

A reconexão com os ancestrais ajuda a compreendermos quem nós somos e da onde viemos. Precisamos inventariar o que nos foi deixado de negativo para não repassarmos para as gerações futuras. Precisamos curar a ferida do nosso passado para reestruturarmos o nosso presente e assim termos mais esperanças no futuro. 

Assim como precisamos conhecer e honrar o que nossos ancestrais nos deixaram. A conexão com os ancestrais nos fornecem um sentido de continuidade que nos ajuda em momentos difíceis. Eles influenciaram nossa aparência física, nosso comportamento atual, nosso inconsciente, nossa energia.


Para os antigos, os grandes deuses eram sagrados demais para serem mantidos próximos. Era de mal agouro trazer os deuses da cidade para dentro da própria casa. Junto de si, apenas os deuses da família, os complacentes, os que tinham afinidades com a sua linhagem de sangue.


Para os Antigos Romanos, o Culto aos Ancestrais era importantíssimo. Eles eram chamados de “Lares”, os espíritos que cuidavam da casa e da família. Os Romanos sempre mantinham a chama da lareira acessa em honra aos seus Ancestrais e oferendas a eles eram sempre depositadas em um altar dentro das casas.


Em grande parte das Tradições da Bruxaria Italiana (se não mesmo em todas as Tradições), os Ancestrais são honrados e invocados para trazer Sabedoria e Proteção. Oferendas de mel, leite, água, grãos, pães, vinho, velas e incensos são feitas junto de orações em um Oratório por vezes conhecido como “Santuário dos Ancestrais” ou “Santuário das Lasas”. Lasa é um antigo termo etrusco que corresponde ao termo Lares Romano.

O poder ancestral é transmitido de geração a geração, através da palavra falada, do conhecimento compartilhado pelos membros do clã, a sabedoria é guardada sobre juramento dos membros e repassado as próximas gerações através dos membros mais antigos. 


Algumas culturas possuem cerimônias para reverenciar os ancestrais e aqueles que já se foram. O valor disso está no fato de expandir nosso sentido cultural de continuidade e homenagear a morte como uma das transições fundamentais da vida.
Nas culturas mais antigas, a morte era compreendida como um aspecto importante da vida e tinha lugar nobre na sociedade. É uma festa de compaixão.

Desde os remotos tempos do "neolítico" (ou da pedra polida), os nossos ancestrais ergueram suas visões ao alto das brumas sagradas para abrir o caminho de purificação , com respeito e reverência ao elemental sagrado .

A Bruxaria Tradicional é ancestral e transmitida por gerações, com sua raiz de base pagã, seus praticantes são guardiões desses conhecimentos, e o são, por estarem de acordo e em afinidade com os fundamentos que formam a sua religiosidade. 

Na Bruxaria Tradicional, há alguma noção de que a alma ou espírito possa entrar em outra fase de existência após a morte e isto geralmente anuncia um retorno ao poder da terra, para viver com os ancestrais e tornar-se um espírito guardião ou talvez anuncie um retorno de fazer parte da dimensão espiritual da Natureza. 
Como a natureza é viva, assim como nós, existe a imortalidade. Os espíritos da terra são também os espíritos dos mortos e então a Natureza é venerada em muitos níveis.


Os Ancestrais são aqueles que vieram antes e nos transmitiram conhecimento, sabedoria, estrutura, vida. Eles devem ser honrados com amor e respeito. 

Que os ancestrais, sejam eles consangüíneos, sejam eles espirituais, possam proteger e abençoar a todos com a sabedoria dos antigos caminhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário